terça-feira, 27 de março de 2012

Recuperação total de trecho da BR-364 engolido por buraco só deve ocorrer no final do ano

Apesar da pressão do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO), que firmaram na última sexta-feira (23) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Polícia Rodoviária Federal, órgãos federais, estaduais e municipais, as obras de recuperação total do trecho da BR-364 que foi 'engolido' por um buraco só devem ser concluídas no final do ano.
Isso se não ocorrer nenhuma anormalidade. Afinal, estamos no Brasil e todos sabemos como as obras públicas costumam ser complexas, demoradas e, principalmente, aditivadas e passam a custar até o dobro do previsto inicialmente.
De acordo com o TAC, o Dnit se comprometeu, em até três meses, concluir as obras em uma pista. Num cálculo rápido, se todo o processo emergencial licitatório for feito em tempo recorde, somente em abril (se as chuvas diminuírem), as obras terão início. Ou seja, começariam em abril e terminariam em julho.
Já o segundo trecho demoraria quatro meses para ficar pronto. Caso comece em julho, terminaria somente em novembro. Isso se tudo transcorrer sem nenhum atropelo. Ou seja, Rondônia vai ficar praticamente o ano todo com a sua única via de interligação parcialmente fechada.
De acordo com o TAC, o Dnit ainda terá que recuperar o trecho do desvio pela Zona Leste da capital, cerca de 9 Km, que deverá continuar sendo utilizado até que o serviço na BR seja totalmente concluído. O que vai demorar muito.
Até lá, na ponte metálica instalada pelo 5º BEC vai continuar sendo utilizada por veículos com até 45 toneladas. Acima disso, somente pelo desvio e isso começa a gerar transtornos para as empresas que transportam soja e as peças para máquinas e equipamentos das usinas do Madeira.

Fonte - Rondonoticias

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